segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Histórias de Sucesso

Boa tarde caros leitores! Como passaram o fim de semana? Espero que bem, e sem exageros na comida, rsrs.

Hoje, vou começar mostrando neste post mais algumas lindas Histórias de Sucesso de pacientes que realizaram seu tratamento nutricional comigo, pra vocês se inspirarem! Na semana passada foi o time das mulheres, mas desta vez, quem entra em campo é o time dos homens. 

Espero que seja o pontapé inicial de que você está precisando para começar a mudar a sua vida hoje mesmo, a começar pela alimentação... 

Cláudio Fernandes
Jonas Wons
Adalto Medina

Sérgio Albuquerque

Pegue papel e caneta e anote algumas dicas importantes que vão lhe ajudar a seguir melhor qualquer dieta nutricional, e o mais importante - não desistir dela!

Aprenda a driblar a ansiedade, controlar seus impulsos e garantir que não vai quebrar as regras. Veja como: 

1 - Aprenda a driblar sua Ansiedade: É muito comum descontar os sentimentos na comida, mesmo já estando satisfeita. Tente manter a calma e perceber se você está comendo por fome ou por outros motivos

2 - Já reparou se você está se "mexendo" como deveria? Analise se você busca se exercitar com frequencia ou costuma ceder áquela preguiça...Exercite-se o máximo que puder! Exercite-se mais, coma menos. 

3 - Se você sente dificuldade em fugir de doces, biscoitos ou salgadinhos, tente retirá-los de sua casa. Reserve-os para um momento do dia ou coma fora de casa. Se bater aquela vontade de comer um doce, não compre meio quilo de chocolate! Um tablete pequeno já ajuda a matar a gula e é bem mais saudável. 

4 - Mantenha um diário alimentar. Anote como se sente ao comer cada alimento (satisfeita, pesada, com fome ainda, etc.). Vale a pena fazer trocas de alimentos, como por exemplo: uma sobremesa por uma fruta, buscando inserir aos poucos mais frutas em sua alimentação. 

5 - Não fique sem comer. Ficar longos períodos em jejum não é saudável em nenhum momento do dia. Procure se alimentar pelo menos 4 a 6 vezes no dia, sem pular nenhuma refeição e nem substituí-las por alimentos preparados, como shakes

6 - Prefira alimentos naturais aos industrializados. 

7 - Faça substituições. Comece aos poucos trocando, por exemplo, o arroz branco pelo arroz integral. O pão branco pelo pão integral. Prefira alimentos a base de grãos e cereais integrais.  

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Alimentos que controlam a Ansiedade

Milhares de pacientes entram, pela primeira vez em meu consultório, com a mesma queixa, na esmagadora maioria das vezes: ANSIEDADE. Vilã de todas as situações, principalmente em ocasiões em que se está fazendo uma dieta nutricional, ela pode acabar comprometendo seus resultados. 

A ANSIEDADE pode ser um sintoma de diversos problemas, como por exemplo, você pode estar esperando a resposta para ocupar aquela tão sonhada vaga de emprego, ou simplesmente estar ansioso para a chegada do fim de semana. E? Acaba procurando conforto na comida, ingerindo alimentos ricos em carboidratos de baixa qualidade nutricional e gorduras (principalmente) que dão a falsa sensação de conforto e bem estar, mas que no fim das contas vai gerar mais dor de cabeça. 

Você sabia que alguns alimentos tem o poder de diminuir a ansiedade? Ao colocá-los em sua dieta, você se sentirá mais calmo (a), seu metabolismo irá funcionar em perfeita sintonia e seu peso começará a reduzir. 

Gosto daquela velha frase: "Faça do seu alimento, seu medicamento". Aprenda a usar a seu favor os alimentos corretos para qualquer fim. Hoje por exemplo, neste post, vou mostrar alguns alimentos aliados no combate e controle da ansiedade.  Pegue papel e lápis e anote as dicas:

Peixe: Presente em alguns peixes, como atum, salmão, bacalhau e albacora, a gordura ômega 3, melhora o humor e a ansiedade, aumentando sua expectativa de vida. 



Grãos e cereais: Quinoa, linhaça e chia não podem faltar em sua dieta. Se possível, escolha sempre estar por perto de um desse grãos, pelo menos. A Quinoa é indicada para quem sofre com os sintomas da TPM e para quem não consegue controlar a vontade de comer. Já a Linhaça ajuda a diminuir a ansiedade. A semente de Chia diminui a fome e melhora o funcionamento do intestino. 

Castanha: A Castanha do Para é ótima aliada no combate a ansiedade e e melhorando seu humor, devido a sua composição rica em magnésio e vitaminas do complexo B. Então, quando bater aquela fome no meio do dia e você não sabe o que comer, escolha a castanha para um lanchinho rápido. 

Vitamina C: Está num nível de stress ULTRA ALTO? Tome um suco! A laranja, o limão, o morango, a acerola, entre outros, inclusive algumas verduras, contém a vitamina C que ajuda a reduzir os níveis de cortisol responsável pelo stress

Chocolate: Em excesso faz mal. Prefira consumir o meio amargo ou com quantidades mais elevadas de cacau (acima de 50%). Quando consumido em pequenas quantidades, contém serotonina, responsável por dar aquela sensação de bem estar. 

Carboidratos: Os carboidratos provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. Pão, arroz, aveia, batata, mel, entre outros, fazem parte deste grupo. 

Espinafre: Nem sempre tão lembrado, o espinafre contém folato (ácido fólico) que é considerado um antidepressivo natural. Ele ajuda a combater a ansiedade. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Histórias de Sucesso

Milhares de histórias de superação e vitória existem por aí. Como toda a semana fazemos, vou trazer hoje em um único post algumas histórias de sucesso, fotos do Antes e Depois de pacientes que, assim como eu e você, sabia que não seria nada fácil mudar velhos hábitos, mas que com força, foco e muita persistência, hoje alcançaram ótimos resultados e não se arrependem de terem aderido a uma vida mais saudável, mudando hábitos alimentares e inserindo no cotidiano mais atividade física. Assim, vocês poderão se identificar com essas histórias e se inspirar em busca de uma vida melhor. 

Francini Morini Miranda
Loreni Horing
Marina Martins
Ter uma vida com hábitos alimentares e estilo de vida mais saudável não é difícil de ser conquistada. Algumas pequenas mudanças, muito significativas podem lhe ajudar a dar o pontapé inicial que tanto você precisa. Aí vão algumas dicas:

1ª Beba mais água - Comece aos poucos, a cada dia aumentando a quantidade ingerida e logo você vai perceber que está se hidratando mais. Ter sempre á mão uma garrafinha sempre ajuda!; 
Água, água de coco e frutas para aumentar a hidratação

2ª Coma mais frutas - Comece com as que você mais gosta. Se ficar difícil mesmo assim, procure ingeri-las da forma que mais lhe agrada: com fibras (quinoa), grãos (linhaça, gergelim ou chia) ou frutinhas desidratadas (cramberry, mirtilo). No lanche da tarde, sempre opte por esses alimentos que são uma versão mais saudável. 

3º Coma mais vegetais, incluindo verduras e legumes, como a alface, a rúcula, o brócolis, entre outros. 
Coma mais verduras e legumes variados diariamente

 4º Beba somente sucos naturais de Frutas. Sucos artificiais contém muitos componentes químicos prejudiciais á saúde. 
Suco somente Natural